Google
 

Dicas de Autocad

Dicas de Autocad

Como plotar em DWF

Dependendo da versão do Cad que vc estiver utilizando, o Cad já instala automaticamente um drive de ploter chamado DWF6 e PLOT.pc3. Para criar um arquivo DWF escolha um destes modelos de plotter e prossiga como se fosse plottar o desenho. Só que ao invés de sair um copia no ploter ele ira solicitar que vc salve o arquivo em uma pasta escolhida por vc, já com a extensão DWF.

--

Comandos práticos

PSLTSCALE =0: Deixa a escala das linhas no Paper space da mesma maneira que você desenhou no Model space.

MIRRTEXT =0: Desliga a opção de dar Mirror nos textos.

PROXYNOTICE =0: Desliga a mensagem irritante de erro de proxy, quando um desenho que você abre contém objetos criados por um aplicativo que não está presente.

REINIT : Quando alterar o acad.pgp, digite isso, selecione a caixa e dê OK, para atualizar o pgp no programa sem precisar fechar e abrir o Autocad. ( O Acad.pgp é um arquivo que serve para você criar seus próprios atalhos e encontra-se na pasta onde o Autocad foi instalado. Você pode edita-lo com um programa de texto como o Notepad e salva-lo.)

NOLOGO : Coloque isso no final do seguinte texto, encontrado em propriedades do atalho para abrir o Autocad: "C:\Arquivos de programas\AutoCAD 2005\acad.exe" -nologo . Fará com que não mostre o logo de abertura, e abra um pouquinho mais rápido o programa.

MBUTTONPAN =1: Problemas com o botão do meio do mouse? Dê esse valor e ele volta a funcionar, seja ele um botão ou wheel.

DIMASSOC =0: Deixe zero se não quiser que as cotas "sigam" os objetos, as vezes, quando se copia um desenho cheio de cotas, elas podem sair bagunçadas. É bem útil para se editar as cotas depois também.

ZOOMFACTOR =valor preferido: Determine um valor que "lhe caia bem", que é o fator de zoom do botão do meio do mouse (quando esse for wheel). Eu uso 60.

FILLMODE =1: Se em algum momento os textos ficarem “vazados”, dê o valor 1, e eles voltarão ao normal.

BATTMAN : Abre o editor de atributos mais completo, do que apenas o “duplo clique” permite.



Comando FIND
Comando digite FIND em seu teclado. Serve , basicamente procurar texto dentro do Autocad.

zVSETUP
Serve para colocar o desenho na escala, dentro do Paperspace. O primeiro valor sempre será 1000 e o segundo será o valor da escala desejada.

--

Gerando uma vista em 2d de um objeto em 3d
WMFOUT

1. Coloque na tela a vista 3D desejada
2. Digite WMFOUT, selecione a área do desenho desejada. Será pedido um nome de arquivo e um local para gravar
3. Posicione-se no local onde será inserida a vista 2D
4. Digite WMFIN e selecione o arquivo gerado anteriormente
A vista é inserida como um bloco. Exploda e pronto.
Os comando WMFOUT exporta uma porção do desenho para o formato WMF (Windows MetaFile).


Comando SOLPROF

É uma rotina Autolisp. Esse comando só funciona dentro do Modo Layout. O objetivo é criar uma vista 2D de um objeto 3D.

--

Inserindo uma IMAGEM no Autocad
Selecione a IMAGEM, e de um Ctrl “C” (COPIAR PARA área de transferência do Windows) No AutoCad em no menu EDITAR selecione PAST SPECIAL. Aparecerá uma janela COLAR SPECIAL selecione PICTURE (METALIFE), confirme: OK e posicione onde você quer colar. Funciona tanto em MODEL como LAYOUT do Autocad.

Transferir objetos entre desenhos
O processo mais simples para passar objectos entre dois desenhos é efectuar o seu arrastamento com o botão direito do rato, através do seguinte processo:

Colocar os dois desenhos lado a lado (Window / Tile Vertically).

Seleccionar os objectos que se pretendem copiar, sem usar comando (com os grips).

Marcar com o botão direito do rato sobre um dos objectos seleccionados e, sem levantar o dedo, arrastar os objectos para o outro desenho.

Quando se liberta o botão aparece um menu com hipóteses para os objectos,seleccionados: copiar, copiar como bloco, mover ou copiar para as coordenadas equivalentes às do desenho original. João Brogueira



Inserção de blocos que contenham xrefs
Sempre que se insere um bloco com xrefs, estes são "convertidos" para uma linha de texto com o nome do xref. Com o Design Center ou com o comando XREF, faz-se previamente a anexação do xref pretendido para então inserir o bloco da legenda. Assim, o xref vem com o bloco na posição correta. João Brogueira



MODEL SPACE X LAYOUT MODE
Tenho alguma experiência com compatibilização de projetos a partir de arquivos digitais em formato DWG e cheguei a seguinte conclusão a respeito do "modo layout" para impressão: só vale a pena se você pretende mesmo disponibilizar em um mesmo formato desenhos em escalas diferentes e que não sejam múltiplas ou sub-múltiplas entre elas.

Digo isso por que na prática profissional encontro muitos problemas para compatibilizar tais arquivos, pois, de cada 10 projetos que recebo, apenas 2 ou 3 foram formatados no MODO LAYOUT (sendo desnecessário dizer que apenas arquitetos fazem algum esforço em utilizar o modo layout).

Devemos considerar ainda a realidade dos profissionais que são obrigados a trabalhar na legalidade (estando longe, portanto, do Autocad) e utilizam softwares que não possuem o mesmo procedimento.

No entanto, penso que o fundamental para utilizarmos bem o layout é desenhar sempre em tamanho natural no "Model space" (em arquitetura, por exemplo, uma parede de 15cm deve ser desenhada com 15 unidades decimais) e desenhar também os formatos de desenho sempre em tamanho natural no layout (onde a unidade padrão é o milímetro, em virtude da configuração universal dos ploters). De tal modo, a escala de impressão no Layout Mode será sempre de 1 para 1. Para encontrar a escala desejada no layout ao abrir uma Viewport, basta apenas acionar o zoom e digitar a expressão: "10 / (escala desejada) XP". Por exemplo, para a escala 1 para 75: "10 / 75 XP", não tem erro.

Colaboração:Humberto Rangel



--

LINKS diversos de Cad




--- DICAS DO ORKUT

1) Trabalhe com os comandos via teclado 26/03/2006 07:37
E mais rapido e pratico do que procurar e clickar nos comandos via mouse.
Dessa forma sua tela tb ficara mais limpa, uma vez que vc terah menos barras de ferramentas.

2) eu tbm acho mais simples fazer tudo no model e dpois configurar apenas a impressão no paper space. eu faço da seguinte forma:
-eu tenho 2 plantas de dois pavimentos, uma de telhado, dois cortes uma situação e uma implantação.
-depois de tudo desenhado no model em escala real(1:1), passo ao paper space(ou layout, como está escrito na aba inferior).
- vamos supor que eu queira as plantas na 1:50, os cortes tbm na 1:50, telhado na 1:200 e o resto na 1:500.
- eu insiro um viewport para cada escala que quero(VIEW/VIEWPORT/1 OU MAIS VIEWPORTS). coloco a linha do viewport no layer defpoints, pra que não apareça na plotagem.
-clico dentro do viewport, ajusto o desenho e dou um zoom adequado. comando:z/enter/por exemplo, 10/50, para uma escala de 1:50/xp/enter. ajusto o desenho dentro do viewport e pronto. você pode criar quantos viewports quiser pra quantas escalas precisar.

3)
usar o PURGE tb eh muito bom pra diminuir o tamanho do arquivo.

e o ESC vicia tanto q vc tenta usar ele em outros programas!!!!

4) trim e extend mais rapidos!! 18/07/2006 05:56
Aprendi uma coisa fantastica (pelo menos pra mim hehehe) pra economizar mto tempo no trim e no extend!!
Em vez de : dar o comando>selecionar o limite>enter>selecionar a linha a ser cortada ou extendida>enter.
è melhor: dar o comando>de um clique com o direito do mouse>agora experimente clicar na linha a ser cortada ou extendida... Ecco!! nao precisa selecionar o limite, se economizam 2 cliques!

5) Refedit 14/07/2006 15:59
Um comando que acho superinteressante é o REFEDIT. Ele é usado para fazer qualquer modificação ou utilizar qualquer comando em um bloco, sem precisar explodir o mesmo.
1-digite REFEDIT e enter
2-selecione o bloco
3-aplique o comando desejado: trim,extend,erase...
4-salvar a operação pela janelinha que aparece automaticamente quando ativamos o comando.
5-pronto, o objeto voltou a ser bloco com as alterações executadas.

6) COPIAR SEM COMANDO... E MAIS 12/07/2006 14:15
Vc pode copiar, mover, colar como bloco em outro lugar qualquer objeto. Assim: selecione o (os) objetos, arraste com o botão direito do mouse, quando soltar o botão, aparece o menu com as opções MOVER, COPIAR E PASTE AS BLOCK. o unico porém é que não dá precisão de locação do ojeto , mas agiliza pra caramba o serviço, principalmente para quem trablha mais com o mouse. Indo no vácuo do copy... 12/07/2006 14:54
CTRL+SHIFT+C é outra coisa bacana pra caramba!

Ele copia, pedindo um ponto de referência, mesmo indo pra outros arquivos.

7) mirrtext 12/07/2006 07:14
Espelha o objeto, usando o valor 0 do comando, os objetos ficam espelhados, exceto os textos.

8) Zoomxp 09/07/2006 07:50
Coloque desenhos na escala desejana, no PaperSpace, utilizando o comando ZoomXP.

Sintaxe:

- No PaperSpace, entre na viewport e digite Zoom, dê um enter;
- Se quiser, por exemplo, colocar o desenho na escala 1:500, basta digitar 1000/500xp; se for 1:20, digite 1000/20xp; e assim por diante.
- Saia da Viewport e pronto, é só isso, muito simples. Agora é só acertar as margens e imprimir.
- Imprima usando 1unidade = 1mm

9) atalhos para dimension 07/07/2006 14:06
Vc pode tb, na hora de dimensionar, digitar DIM. Com isto o autocad entra no modo de dimesnionamento. Depois da atalhos conforme o que vai fazer
HOR = cotas horizontais
VER = cotas verticais
AN = angular
AL = cotas alinhadas
OB = tornar uma cota obliqua
RA = raio
DI = diametro
L = setas e anotações
B = baseline
e por ai afora... vão descobrindo...

10) 2 clicks 06/07/2006 14:36
2 CLIQUES NA ROLAGEM = ZOOM EXTEND
cara testei agora muuuuuuito bom mesmo!!!
ERA unico zoom q eu utilizava no teclado


dica:
botão de rolagem pressionado = PAN

vi um post q falava os passos pra desenhar via teclado+mouse

eu utilizo assim:
mao direita no MOUSE!!! (ROLAGEM E ZOOM SÓ POR ALI..
talvez uma escapadinha pra digitar valores numericos no teclado numerico do teclado

mao esquerda
em TODOS AS LETRAS (nada de comandos com 2 mãos "desse jeito vale mais clicar com o mouse")

E PRINCIPALMENTE UTILIZANDO
A TECLA ESPAÇO

e o famigerado tri-click no ESC
ESSE NINGUEM ESCAPA


DICA
QUEM UTILIZA PROPRIETIES (CTRL+1) tbem tem grande velocidade na edição
principalente de dimensões,estilos de texto, e escalas de objetos
11) SALVANDO A CONFIGURAÇÃO O ESTADO DOS LAYERS 29/06/2006 08:41
QUANDO VOCÊ QUER CONFIGURAR OS LAYERS EM UM CERTO ESTADO, COMO POR EXEMPLO NA PLOTAGEM, OU NA HORA DE CRIAR LINHAS AUXILIARES QUE SÓ TE SEREM NA HORA DA TAREFA, VOCÊ PODE SALVAR ESTA CONFIGURAÇÕES NO COMANDO LAYER: NO CANTO SUPERIOR DIREITO TEM UM BOTÃO CHAMADO "SAVE STATE..." ONDE VOCÊ SALVA A CONFIGURAÇÃO COM NOMES, E DO LADO EM "STATE MANAGER..." VOCÊ GERENCIA ESTAS OPÇÕES SALVAS. VOCÊ PODE INCLUSIVE EXPORTAR E IMPORTAR AS CONFIGURAÇÕES ENTRE DESENHOS. É MUITO ÚTIL..., EU ACHO.


TABELA DE ESCALAS COMPLETA - DICA Cadaula

para escalas, vc deve sempre manter o valor do texto principal em .2, equivalente à regua 80 do normografo.

Para isto deve usar um fator de multiplicação para dimensinamentos e textos inverso ao da escala, ou seja:

para:

1:1000 / fator de escala .1, texto 2 metros

1:500 / fator de escala .2, texto 1 metro

1:250 / fator de escala .4, texto .8 metros

1:200 / fator de escala .5, texto .4 metros

1:125 / fator de escala .8, texto .25 metros

1:100 / fator de escala 1, texto .2 metros (= 2mm em planta)

1:75 / fator de escala 1.33, texto 0.1503 metros

1:50 / fator de escala 2, texto .1 metros

1:33/ fator de escala 3.030, texto 0.066 metros

1:25 / fator de escala 4, texto .05 metros

1:20 / fator de escala 5, texto .04 metros



Fator de escala e o fator que se multiplica para alterar a escala.

Texto é o valor que deve constar no quadro de texto o de dim antes de se alterar a escala. Ao final todos os textos devem manter o valor de .2mm



http://www.cadaula.com.br cursos de CAD on line.



Capacitando os mais diversos profissionais a mais de 8 anos ( em Brasília -DF), nossos cursos evoluíram de cursos presenciais para a conveniência da Internet.



A vista é inserida como um bloco. Exploda e pronto.
Os comando WMFOUT exporta uma porção do desenho para o formato WMF (Windows MetaFile). Comando SOLPROF
É uma rotina Autolisp. Esse comando só funciona dentro do Modo Layout. O objetivo é criar uma vista 2D de um objeto 3D.

--

Inserindo uma IMAGEM no Autocad
Selecione a IMAGEM, e de um Ctrl “C” (COPIAR PARA área de transferência do Windows) No AutoCad em no menu EDITAR selecione PAST SPECIAL. Aparecerá uma janela COLAR SPECIAL selecione PICTURE (METALIFE), confirme: OK e posicione onde você quer colar. Funciona tanto em MODEL como LAYOUT do Autocad.

Transferir objetos entre desenhos
O processo mais simples para passar objectos entre dois desenhos é efectuar o seu arrastamento com o botão direito do rato, através do seguinte processo:

1. Colocar os dois desenhos lado a lado (Window / Tile Vertically).
2. Seleccionar os objectos que se pretendem copiar, sem usar comando (com os grips).
3. Marcar com o botão direito do rato sobre um dos objectos seleccionados e, sem levantar o dedo, arrastar os objectos para o outro desenho.

Quando se liberta o botão aparece um menu com hipóteses para os objectos,seleccionados: copiar, copiar como bloco, mover ou copiar para as coordenadas equivalentes às do desenho original. João Brogueira

Inserção de blocos que contenham xrefs
Sempre que se insere um bloco com xrefs, estes são "convertidos" para uma linha de texto com o nome do xref. Com o Design Center ou com o comando XREF, faz-se previamente a anexação do xref pretendido para então inserir o bloco da legenda. Assim, o xref vem com o bloco na posição correta. João Brogueira

MODEL SPACE X LAYOUT MODE
Tenho alguma experiência com compatibilização de projetos a partir de arquivos digitais em formato DWG e cheguei a seguinte conclusão a respeito do "modo layout" para impressão: só vale a pena se você pretende mesmo disponibilizar em um mesmo formato desenhos em escalas diferentes e que não sejam múltiplas ou sub-múltiplas entre elas.

Digo isso por que na prática profissional encontro muitos problemas para compatibilizar tais arquivos, pois, de cada 10 projetos que recebo, apenas 2 ou 3 foram formatados no MODO LAYOUT (sendo desnecessário dizer que apenas arquitetos fazem algum esforço em utilizar o modo layout).

Devemos considerar ainda a realidade dos profissionais que são obrigados a trabalhar na legalidade (estando longe, portanto, do Autocad) e utilizam softwares que não possuem o mesmo procedimento.

No entanto, penso que o fundamental para utilizarmos bem o layout é desenhar sempre em tamanho natural no "Model space" (em arquitetura, por exemplo, uma parede de 15cm deve ser desenhada com 15 unidades decimais) e desenhar também os formatos de desenho sempre em tamanho natural no layout (onde a unidade padrão é o milímetro, em virtude da configuração universal dos ploters). De tal modo, a escala de impressão no Layout Mode será sempre de 1 para 1. Para encontrar a escala desejada no layout ao abrir uma Viewport, basta apenas acionar o zoom e digitar a expressão: "10 / (escala desejada) XP". Por exemplo, para a escala 1 para 75: "10 / 75 XP", não tem erro.
a h o o.com.br

--

DICAS DE:
Arquiteto
Fábio Santana
http://www.fsdsarqcad.v10.com.br



Arc -

O truque ao desenhar arcos com outras que não sejam as opções básicas e simples 3-point ou start-center-end é saber como forçar o arco na direção que você deseja. Lembrando que para o AutoCAD*, como padrão, os ângulos tem o sentido anti-horário. Desta forma para forçar os arcos para seguirem o sentido horário, você deve informar um ângulo ou uma distância para o tamanho do parâmetro de corda com valores negativos.

Arquivos -

Um nome de arquivo complicado pode se tornar contra produtivo. Em outras palavras, a quantidade de informação que você inclui em um nome de arquivo é em parte baseada na história dos seus desenhos.
Para melhorar isso devemos nos organizar em diretórios de trabalho, com no máximo 5 sub-pastas, desse modo evitamos nomes com mais de 8 caracteres.
Exemplo :
c:\Projetos\Cliente\PL-EX-Ø1.dwg
Onde:
Projetos
Cliente
PL
Ex
Ø1
pasta para projetos
nome do cliente
o que contem o desenho, este caso plantas
etapa do projeto (executivo)
número da folha

Ellipse -

No AutoCAD* o método padrão de criar elipses é desenhando elipses verdadeiras. As vezes é mais vantajoso para você utilizar elipses feitas com polígonos, para isso, digite PELLIPSE na sua linha de comando e dê o valor 0.
Usando este modo de desenho talvez você perca alguma coisa em precisão no desenho, mas com certeza vai facilitar em muito a edição das suas elipses.

Hatch -

Para determinar o ponto exato onde vai começar o seu hatch, digite SNAPBASE na sua linha de comando e selecione o ponde onde devera dar inicio o seu hatch.

Help -

Se você nunca ou raramente usou a ajuda do AutoCAD, quero persuadi-lo a começar a tirar vantagem desse recurso grandemente aprimorado. A ajuda do Release 14 em diante é ampla e fácil de usar. Nos guias INDEX e FIND, digitar o nome de um comando do AutoCAD em letras MAIÚSCULAS restringe sua pesquisa à página de tópico que aborda o comando básico. Os tópicos relacionados ao uso desse comando circunstâncias específicas são listadas sob ou próximo ao tópico do comando básico. Isso é útil quando você não tem certeza dos sub-tópicos que um determinado comando pode oferecer.

Hide -

Quando você quiser visualizar ou imprimir uma vista e esconder todas as linhas que formam as curvas da sua maquete, digite DISPSILH na sua linha de comando e dê o valor 1.
Para voltar a visualizar ou imprimir com todas as linhas que formam as curvas basta digitar novamente DISPSILH e dar o valor 0.

Matchprop -

Embora a opção SETTINGS do comando MATCHPROP ofereça uma grande flexibilidade na filtragem exata das propriedades que você deseja transferir para os objetos de destino, muitas vazes é mais eficiente transferir todas as propriedades do objeto de origem, ainda que a maior parte das propriedades do objeto de destino já esteja correta.

Mirror -

Para você não ter o problema de seus textos ficarem inferidos sempre que você usar o comando mirror, digite MIRRTEXT na sua linha de comando e e dê o valor 0.

Ortho -

Você pode ativar ou desativar o modo ortho a qualquer momento, mesmo durante a execução de um comando, somente apertando a tecla F8 do seu teclado.

Osnap -

Você pode ativar ou desativar o osnap a qualquer momento, mesmo durante a execução de um comando, somente apertando as teclas F3 ou Ctrl+F do seu teclado.

Region -

.

Seleção -

Para adicionar ou retirar uma entidade de um grupo de seleção basta apertar e segurar a tecla shift do seu teclado, desta forma você não vai mais precisar digitar "a" para adicionar e "r" para remover a toda hora.

Snap -

Você pode ativar ou desativar o modo snap a qualquer momento, mesmo durante a execução de um comando, somente apertando a tecla F9 do seu teclado.

Variáveis -

Variáveis de sistema muito úteis quando se trabalho com o AutoCAD* de facil acesso pelo teclado.
ATTDIA - Controla se o comando INSERT usará uma caixa de diálogo para a entrada de valores de atributos.
CELTSCALE - Define o fator de escala dos tipos de linha de todas as entidades que vorem forem desenhadas enquanto esta variável tiver um valor diferente de 1. Esta variavel altera o efeito do LTSCALE. Por exemplo, se voce estiver usando LTSCALE com um valor igual a 5 e setar CELTSCALE com um valor de 2, esta linha terá um fator de escala igual a 10, ou seja o dobro das outras linhas.
CMDDIA - Controla se as caixas de dialogo dos comandos PLOT e outros de base de dados externos.
DELOBJ - Controla se as entidades usados na criação de outras entidades são mantidas ou excluídas do banco de dados do desenho.
DISPSILH - Controla a apresentação de curvas de silhuetas de entidades (modelos em 3D).
DRAGMODE - Controla a apresentação das entidades que estão sendo arrastadas.
EDGEMODE - Controla como os comandos TRIM e EXTEND determinam s arestas e bordas de limitação.
EXPLMODE - Controla se o comando EXPLODE suporta blocos escalonados de maneiras não uniformes.
FACETRES - Ajusta a sualização da entidades sombreadas e renderizadas.
FILEDIA - Suprime a apresentação das caixas de diálogo de arquivos.
HIGHLIGHT - Controla o destaque das entidades, não afeta entidades selecionadas por grips.
LTSCALE - Define o fator global de escala dos tipos de linha.
MIRRTEXT - Controla a maneira como o comando MIRROR reflete os testos.
PELLIPSE - Controla o tipo de elipse criada com o camando ELLIPSE.
PLINEGEN - Define como os padrões de linetypes são gerados em tornodos dos vértices de uma polilinha bidimensional.
TEXTFILL - Controla o preenchimento de fontes Bitstream, TrueTypes e Adobe Type.



6 comentários:

flavio81 disse...

EXELENTES INTRUÇÕES! OBRIGADO.

TENHO UMA PERGUNTA: EXISTE ALGUMA MANEIRA DE DESATIVAR A TECLA F1 (HELP) NO AUTOCAD, POIS VIVO ESBARRANDO POR CAUSA DO ESC. É MUITO CHATO ISSO!

UM ABRAÇO

PS: UTILIZO A VERSÃO 2008

Anônimo disse...

Muito bom diria excelente até.
Parabéns véio.
Algumas dicas já guardei aqui hehehe

Anônimo disse...

comsó um comentario

já que voce copiou as minhas dicas de autocad e postou no seu blog
pelo menos poderia deicar o meu link como ativo e não como um texto simples

abraços

Unknown disse...

Muito bom! Parabéns por passar o conhecimento adiante! Aprendi muito lendo o seu blog.

Fernanda disse...

Olá! Parabéns pelas instruções!
E flavio, pra cancelar o F1, leia este post!
http://cad-sketch.blogspot.com/2009/11/como-desabilitar-o-f1-no-autocad.html

Anônimo disse...

http://markonzo.edu best for you, actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], aolbcmn, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], iqrmjf, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], myjfchb, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], mxenn, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], llswkll,

Implante ferramentas de e-commerce em seu site! ...Eu já criei a minha conta. Crie a sua também!

Abra sua conta PagSeguro e comece a aceitar cartões de crédito e pagamentos online, imediatamente.