Google
 

Comparando Autocad, Revit, Architetural Desktop, Archicad, Vector Works, Active 3d...

Quem tem medo de computador?
Eu tenho. E olha que eu passo muito mais tempo na frente dele do que deveria. E olha ainda que eu já dei aula de informática (tá bom, era pra EJA e era bem elementar). Mas o problema é o seguinte:

A prática arquitetônica é fortemente ligada a computação gráfica. Não tem como fugir se você quer mexer com projeto. E eu separaria dois grupos de softwares específicos que temos que lidar no cotidiano acadêmico: os de montagem gráfica - Photoshop, Illustrator, InDesign, Corel (argh!), Fireworks, etc - e os de representação gráfica e/ou 3D - AutoCAD, Revit, Sketchup, VectorWorks, ADT, etc.

Os do primeiro grupo eu tenho algum conhecimento, embora use muito poucos recursos pelo que oferecem. São programas com várias aplicações, e que demandam tempo para fuçar e descobrir do que são capazes. Já os segundos são o nó da coisa.

O AutoCAD é o programa universal, todo mundo usa direta ou indiretamente. Eu costumo dizer que é um programa de burro: é só decorar os comandos que você consegue usá-lo. Não implica em muito conhecimento técnico, o pulo do gato vem com a prática, horas e horas na frente daquela maldita tela preta cheia de linhas, digitando comandos. Dele sei o básico e só. Me enrolo para usar layers e mais ainda pra plotar na escala. Nem me fale então em usar o modo 3D.

Tem o Sketchup que é bem fácil de usar, mas não oferece a precisão dos outros mencionados. Ou seja, só serve para desenvolver idéias. Futuramente, não poderei apresentar um projeto em Sketchup. Mas é um programinha muito bacana: leve, interface fácil e você modela o 3D direto, sem complicação. E tem um plug-in muuuuito legal, que permite exportar um modelo para um ponto do Google Earth. É excelente para Planejamento Urbano. O programa ainda é muito bom para apresentação de projeto, há um curso ministrado na escola do prof. Márcio Lupion que você aprende a usá-lo em conjunto com Photoshop e obter ótimos resultados gráficos. Apesar de tudo, no entanto, é limitado.

Daí chegamos nos bacanas: Revit, ADT e VectorWorks. Dizem por aí que o Revit é mais poderoso, tem mais recursos, é mais legal, bonito, rico e perfumado. O Vector é bacana, muita gente no Mackenzie usa para fazer projeto. É aquela coisa: ao contrário do CAD, esses programas entendem que duas linhas paralelas são uma parede. Ambos permitem o desenho técnico, e geram o 3D automaticamente (pelo menos o Revit). Tenho os dois instalados aqui, e me entendi melhor com o primeiro. Na galeria do site da Autodesk vê-se maravilhosas peças gráficas produzidas pelos irmãos Revit e ADT.

A questão é: em qual deles tentar virar craque? Fico entre o Revit e o Vector. E pelo que ouço dizerem, o Revit é melhor. O CAD eu prefiro deixar de lado, se um dia tiver que aprender pra estágio ou algum trampo, aprendo na marra. Não me assusta muito. O pepino é esses mais avançados. O foda é que não disponho de muito tempo para aprendê-lo com cuidado, então o jeito é fuçar os tutoriais e ir se virando. Cursos, prefiro não.

É uma busca que devo iniciar. Conforme eu for descobrindo os detalhes, coloco aqui. Acho que esta é uma preocupação recorrente entre meus colegas de faculdade.


Do Autor:

http://anteprojeto.blogspot.com/2006_04_01_anteprojeto_archive.html


http://www.cadaula.com.br


16 comentários:

Miguel Krippahl disse...

esqueceu o ArchiCAD...

Unknown disse...

Cara, essa duvida é uma desgraça. Eu comecei no Revit e agora to indo pro Vector o maior motivo é porque estou migrando pra Mac e nao tem Revit pro OS.

Anônimo disse...

Thanks for any other informative website.
Where else could I am getting that kind of information written in such
a perfect approach? I have a mission that I am just now operating on, and I've been at the glance out for such info.

Also visit my web-site: proenhance

Anônimo disse...

With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement?
My blog has a lot of exclusive content I've either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any techniques to help reduce content from being ripped off? I'd genuinely appreciate it.


Also visit my site - xtremeno

Anônimo disse...

If you are going for best contents like myself, only pay a visit this site all the time because it gives quality contents,
thanks

my site :: buyaltawhite.eklablog.com

Anônimo disse...

Spot on with this write-up, I seriously feel this
site needs a lot more attention. I'll probably be returning to read more, thanks for the information!

Visit my site: provillus

Anônimo disse...

Thanks designed for sharing such a good opinion, post is good,
thats why i have read it fully

Here is my web-site :: zetaclear consumer complaints

Anônimo disse...

My brother suggested I may like this blog. He was entirely right.
This put up actually made my day. You cann't believe simply how so much time I had spent for this info! Thanks!

My web-site smoke deter

Anônimo disse...

Hi Dear, are you really visiting this site daily, if so then you will definitely get fastidious know-how.


My webpage :: Tinnitus Control

Anônimo disse...

Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
Extremely useful information specifically the final part :) I deal
with such info much. I used to be looking for this particular information for a
very lengthy time. Thank you and good luck.

my weblog :: http://www.rmhc-ctma.org/index.php/member/13150/

Anônimo disse...

My family every time say that I am wasting my time here at
net, except I know I am getting knowledge all the time by reading thes pleasant posts.



my page ... Share4better.blogspot.com

Anônimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation however I to find this matter to be actually one thing which
I think I'd by no means understand. It sort of feels too complex and extremely vast for me. I'm taking a look forward on your subsequent publish, I'll attempt to get the dangle of it!

my weblog :: semenax help

Anônimo disse...

What's up to every body, it's my first pay a quick visit of this blog; this website
includes remarkable and actually good stuff in favor of visitors.


My page: Virility Ex Isn't Your Average Penile Enlargement Tablet

Anônimo disse...

I visit everyday a few sites and blogs to read articles, except this webpage gives quality based writing.


My website http://mcaf.ee/oj73k

Anônimo disse...

After exploring a few of the blog posts on your web page, I really like
your way of blogging. I added it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near
future. Take a look at my website too and let me know what you think.


my blog; idol lip

Anônimo disse...

I was able to find good info from your blog articles.


My web page; virility ex

Implante ferramentas de e-commerce em seu site! ...Eu já criei a minha conta. Crie a sua também!

Abra sua conta PagSeguro e comece a aceitar cartões de crédito e pagamentos online, imediatamente.