Reflexões:
1- Ninguém honesto/ ético é a favor de software pirata (muita gente não usaria o programa de outra forma). Usa por que n tem dinheiro para pagar uma versão original, que se fosse dentro de seu orçamento, facilmente iria adotá-la pois os benefícios são inúmeros. A indústria tem que achar um ponto de equilíbrio entre o que o cliente pode pagar por um soft legal e que seja um benefício para ambos. Esta realidade não vai mudar sem uma mudança das desenvolvedoras. As politicas de combate a pirataria não são capazes de coibir seu uso nem há mentalidade do usuário. Fica mais uma impressão de excluído que se acha no direito de usar por que o preço é absurdo.
2- A Autodesk tem sido muito mais sensível a esta situação, bem como outros desenvolvedores, por que a concorrência está apertando e por que eles sentiram que anos de uma política comercial equivocada deve ser mudada. Isto sente-se, principalmente na comercialização de softwares como o Revit, que está com preços bem competitivos.
3- Tá na cara que o lançamento de uma versão de soft por ano é mais um caça niqueis que vantagens de fato. Nem acaba o ano já estão lançando a próxima. Uma política mais coerente seria lançar modificaçoes que representes mudanças significativas, quando as tiver.
Todos sabemos que desde da versão 2000 o Autocad mudou pouco. Esta política de um soft por ano parece atrapalhar mais do que ajudar, pois a equipe de desenvolvimento poderia estar trabalhando para lançar inovações significativas, e não acessórios, como sempre o fazem. Só agora com a versão 2007 é que eles fizeram, realmente, uma grande nova reformulação. E isto precionados pelas inovações de softwares como Sketchup e outros. Onde estão as modificações que trazem mais rapidez e produtividade tais como acessibilidade, menos cliques, acesso mais direto a comandos sem aquelas intermináveis perguntinhas? São resquícios de um software com arquitetura atrasada (mas robusta) que nunca foi reformulada.
No mais a discussao e salutavel.
Hermeto - www.cadaula.com.br
Reflexões sobre pirataria e softwares legais de cad
Postado por
Henrique Hermeto
às
9/22/2006 11:18:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Essa de dizer que o soft eh caro por isso uso pirata eh pra boi dormir; conheco muitos que usam autocad pirata mas, p exemplo, andam com um auto que custa 30, 40 mil, poderiam perfeitamente comprar o softw. Sim, ele eh caro, mas se algo eh caro pessoas honestas nao roubam, usam alguma alternativa, facam como eu, usem o intellicad, que custa uma fracao e da conta do recado, apesar de ser inferior ao autocad. Ou outras opcoes disponiveis. E depois reclamam de politicos desonestos, etc,etc. E tem mais: se as pessoas parassem de usar o acad pirata e passasem a comprar sfts alternativos, a autodesk teria que repensar seus precos. E mais: so compra (ou pirateia) atualizacao quem quer.
Abs
Postar um comentário