Muito oportuna e salutável esta discussão sobre softwares, pois o universo CAD esta em grande transformação no momento.
Vejamos.
Há muito tempo o Autocad era considerado o principal software cad tendo vários aplicativos como ARQUI 3D e ARCHITETURAL DESKTOP e outros para realizar rotinas mais específicas direcionadas a projetos de arquitetura. Outros softwares já são usados a muito tempo com bastante satisfação por diversos profissionais, como o Vector Works, Archicad e outros. Quanto ao uso de 3d max, não creio este ser um programa adequado para desenvolvimento arquitetônico, mas é muito bom para gerar maquetes eletrônicas.
Recentemente o cenário tem mudado bastante com o surgimento com diversas opções. Dentre elas destacam-se o Sketchup, muito fácil de trabalhar, leve e com um tipo de apresentação mais paracida com croquis 3d do que maquetes em si. O Autocad 2007, depois do surgimento do Sketchup resolveu dar uma guinada em seu desenvolvimento, lançando uma nova plataforma bastante poderosa, usando, até mesmo, recursos parecidos com os do Sketchup e outros muito mais poderosos e completos. Por último começaram a ganhar espaço, definitivamente, os softwares totalmente parametrizados como o Autodesk Revit Building e o Archicad, que usam as tecnologias BIM - Building Information Modeling e Virtual Building, respectivamente.
O Revit vem ganhando adesões lentamente por que é um software com interface e conceito um tanto complexos para quem está acostumando a trabalhar com os atuais sistemas cad, baseados e Layers. O Revit se propõe a tratar a questão de projetos arquitetônicos de forma totalmente integrada, permitindo equipes de arquitetura, e projetos complementares, trabalharem simultaneamente no projeto, possuindo para isto uma série de recursos de gerenciamento de projetos, tais como FASES, geração de vistas, cortes, detalhes e tabelas em tempo real às alterações dos projetos, etc.
As maiores dificuldades de se trabalhar com Revit Building são: interface ainda complexa, comandos ultra específicos e em número excessivo, falta de biblioteca de blocos de qualidade para geração de modelos reais em 3d, etc.Mas isto é apenas questão de tempo. Mesmo assim, já vale muito trabalhar com Revit, pois a geração das principais etapas de um projeto podem ser rapidamente lançadas nele o que economiza um bom tempo.
Veja abaixo um projeto em desenvolvimento através do Revit.
http://www.4shared.com/file/3507092/e8d656d5/estao_do_guaran_images_draft_hh_01.html
Para acessar mais arquivos
http://www.4shared.com/dir/496264/9f78590d/cad.html
Qual o melhor software CAD do momento II?
Postado por
Henrique Hermeto
às
9/05/2006 07:09:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário